Still Life/Natureza Morta

 "Frutas ... é como ter seu retrato pintado. Elas parecem sentar-se e perguntar pelo seu perdão por desaparecerem. Seu pensamento é dado através de seus perfumes. Elas vêm com todos os seus aromas, falam dos campos que deixaram, da chuva que as nutria e dos dias que enfrentaram." 

 - Paul Cézanne


Natureza Morta é um gênero artístico que inclui pinturas e fotografias e que tem como ponto principal a representação de objetos estáticos e inanimados  comuns do cotidiano, tais como frutas, flores, louças, instrumentos musicais, livros, utensílios domésticos, entre outros.
A denominação surgiu na Holanda no século XVII, nos inventários de obras de arte. A expressão competiu durante algum tempo com natureza imóvel e com representação de objetos imóveis no século XVIII.




Pêra é meu primeiro registro inspirado no mestre dos mestres Paul Cézanne, praticamente um esboço feito com giz pastel a óleo e contendo várias sobreposições de cores. Ele mesmo a retratou, entre outras frutas, em telas com tinta à óleo que revolucionaram a arte moderna e hoje valem uma fortuna.



Mesmo com um único elemento e sem cenário algum, retratei o fruto da pereira em todo o seu esplendor: graúdo, vistoso, fresco e suculento.



A opção pela pêra não tem uma explicação específica, poderia até ter sido uma maçã, que oferece mais possibilidades de cores e mais detalhes também. 








Comentários

  1. Muito legal 👏👏😸👏❤️

    ResponderExcluir
  2. Uma pêra quase impressionista!!! Aguardemos amadurecer... 😋

    ResponderExcluir
  3. Eu achei isso lindo!
    Mesmo!
    by Cris

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas